terça-feira, 2 de julho de 2013

Sorocaba - Paço vai derrubar 32 árvores comprometidas na Frei Baraúna

 

As árvores que serão derrubadas foram demarcadas com uma faixa vermelha (Foto: Zaqueu Proença/Secom)
 
 
Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Sorocaba fará a manutenção das árvores da Praça Frei Baraúna, no centro da cidade. Além do serviço de poda em alguns exemplares, será necessária a supressão de 32 árvores que estão comprometidas, todas de espécies exóticas. Embora elas não sejam nativas, haverá o plantio de novas mudas como compensação. 

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, uma equipe técnica realizou uma vistoria no local e constatou a necessidade do corte dessas árvores já que estão comprometidas por apresentarem os troncos ocos, secos; algumas delas ainda estão com inclinação atípica ou com podridão, portanto a ação deve evitar, assim, possíveis acidentes que podem ser provocados pela queda.

"Toda a árvore nasce, cresce e morre. E esse é o caso dessas árvores, que estão no final do ciclo de vida, e que colocam inclusive em risco a vida do cidadão e do patrimônio público", explica José Murilo Nano, diretor de Licenciamento e Controle Ambiental da Sema. 

Serão suprimidos 30 pinheiros e duas tipuanas. A Sema ressalta também que as árvores cortadas serão compensadas com o plantio de 114 mudas de espécies nativas na própria praça e em outras áreas verdes da cidade.

Já o serviço de poda será executado em árvores que possuem ramos secos em suas copas e naquelas que entram em contato com a fiação aérea ou interferem na iluminação pública.

Ontem, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente desenvolveu uma ação de Educação Ambiental em torno da praça para explicar aos moradores e comerciantes sobre a necessidade do corte das árvores. Além disso, duas faixas foram colocadas para informar sobre a poda e o corte dos exemplares. 


As informações são do Jornal Diário de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário