segunda-feira, 13 de maio de 2013

Inscrições para o Enem 2013 começam nesta segunda


Taxa de inscrição é de 35 reais. Prova está marcada para 26 e 27 de outubro. Confira regras do exame e mudanças na correção da redação

Candidatos do Enem realizam passeata pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. Revoltados com as notas da redação do Enem 2012
Candidatos do Enem realizam passeata pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. Revoltados com as notas da redação do Enem 2012 - Marcos De Paula/AE
Começa nesta segunda-feira, às 10 horas, o período de inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em participar da avaliação federal – que será realizada nos dias 26 e 27 de outubro – têm até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo dia 27 para se inscrever via internet, na página de inscrição do Enem. 
A taxa cobrada para o candidato se inscrever na prova é de 35 reais e deve ser paga pelos até 29 de maio. São isentos do pagamento estudantes que vão concluir o ensino médio em 2013 em escolas da rede pública, bem como aqueles que comprovarem baixa renda.

Candidatos que necessitem de atendimento diferenciado durante a prova, em razão de deficiência física ou mental, devem mencionar o fato no ato de inscrição. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza, caso necessário, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e provas com letras ampliadas.

Estudantes internados, e que tenham aulas dentro do hospital, também poderão participar da prova. Já aqueles que, na data do exame, estiverem hospitalizados para a realização de parto ou tratamento esporádico não terão o mesmo direito.
A previsão do MEC é que cerca de 6,1 milhões de estudantes participem a avaliação – quase 2 milhões a mais do que em 2012, quando foram registrados 4,2 milhões de participantes.

Provas – No sábado, dia 26 de outubro, os candidatos terão 4h30 para responder a 90 questões de múltipla escolha das áreas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, 27, será a vez da redação e e das provas de linguagem e matemática, também totalizando 90 questões. O tempo máximo de permanência na sala será de 5h30.

O edital do exame é bastante rígido e proíbe o candidato, por exemplo, de levar lápis e borracha para o local de prova; canetas só podem ser pretas e de material transparente. Para evitar contratempos, confira na lista a seguir oito regras do Enem:
Mudanças – Para este ano, o MEC determinou mudanças importantes na correção da redação. O objetivo da pasta é evitar que candidatos utilizem suas provas para fazer gracinhas e debochar da banca corretora, a exemplos dos estudantes que na última edição escreveram receita de macarrão instantâneo e hino de clube de futebol e conseguiram 560 e 500 pontos, respectivamente. Confira as mudanças na correção:
1 de 4

Nota zero para deboches, como o da receita de macarrão

No Enem 2013, o candidato que escrever em suas redação um trecho ou parágrafo deliberadamente desconectado do tema proposto receberá zero. O Ministério da Educação (MEC) pretende, com a norma, evitar deboches como os ocorridos na última avaliação, em que participantes colocaram receita de miojo e hino de futebol em suas dissertações e ainda assim conseguiram 560 e 500 pontos, respectivamente, de um total de 1.000. Além de "gracinhas", as outras razões que implicam na anulação da redação são: fuga completa do tema proposto, desrespeito aos direitos humanos, entrega da folha em branco, com desenhos, impropérios ou menos de sete linhas de texto
As informações são da Veja.

Um comentário:

  1. aqui está uma pagina para quem se interessar por cursos, inclusive do enem
    https://www.facebook.com/pages/Produtos-Digitais-Campe%C3%B5es-em-Vendas/609778112386546?ref=ts&fref=ts
    link para quem se interessar http://hotmart.net.br/show.html?a=A667501A

    ResponderExcluir