segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Três americanos são premiados com o Nobel da Economia

Em entrevista ao site de VEJA, Robert Shiller se diz surpreso: 'é difícil de acreditar'

Talita Fernandes
Vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2013: Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller
Vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2013: Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller (AFP)
“É difícil de acreditar”, disse Robert Shiller ao site de VEJA, por telefone, logo depois de ter recebido a notícia sobre a premiação. "Eu me sinto muito feliz por ter sido premiado com eles."
O Prêmio Nobel de Economia 2013 foi concedido nesta segunda-feira a três economistas americanos: Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller. O trio foi laureado por sua  "análise empírica dos preços de ações". Cada um dos economistas desenvolveu trabalhos separados em que tentaram mostrar de que forma se pode calcular ou prever a valorização de um papel de uma empresa. 
“É difícil de acreditar”, diz Robert Shiller ao site de VEJA, por telefone, logo depois de ter recebido a notícia sobre a premiação. O professor de Yale, conhecido por ter sido um dos responsáveis por prever a bolha imobiliária dos Estados Unidos, que deu origem à crise financeira de 2008, disse estar feliz por ter ganhado a premiação junto aos dois professores norte-americanos.
Os vencedores vão dividir um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 1,25 milhão de dólares). Segundo a Academia Real Sueca de Ciências, que divulga o Nobel, "não existe como prever o preço das ações e títulos nos próximos dias ou semanas. Mas é bem possível prever o amplo curso desses preços durante períodos mais longos, como os próximos três a cinco anos. Essas descobertas foram feitas e analisadas pelos premiados neste ano".
Segundo Shiller, apesar de não terem trabalhado juntos, os três laureados na edição deste ano "se encontraram” no desenvolvimento de seus estudos. Shiller diz ter lido pesquisas de Fama de forma “entusiasmada” no passado, sobre a tentativa de calcular os preços de ativos financeiros. Sobre o trabalho de Lars Peter Hansen, ele cita alguns pontos em comum, como o uso da psicologia e das ciências sociais para prever padrões de movimentação acionária.
Em seu mais recente livro Finance and the Good Society, publicado em 2012, Shiller fala sobre o papel do mercado financeiro na vida das pessoas. Contrapondo a visão de que o mercado serve apenas para gerar lucro para aqueles que apostam dinheiro na alta ou na baixa dos ativos, o professor tem uma visão pragmática sobre a importância das ferramentas das finanças para que indivíduos, empresas e nações alcancem seus objetivos. Shiller não faz, em seu estudo, qualquer juízo de valor sobre o desenvolvimento do mercado financeiro.
Outro trabalho em que Shiller mistura conhecimento econômico com psicologia é o livroExuberância Irracional, publicado em 2000. Nele, o economista mostra o quanto a irracionalidade é usada para as decisões “racionais no mercado financeiro”.
Estudos — Os três economistas não trabalharam em um único estudo de forma integrada, ou sequer produziram pesquisas sequenciais sobre um mesmo tema. Contudo, segundo a academia, seus trabalhos individuais contribuíram para mostrar que, se por um lado os preços das ações não podem ser calculados ou previstos em questão de dias ou semanas, é possível desenhar uma trajetória num prazo mais longo: de três a cinco anos. Os trabalhos são complementares e foram desenvolvidos em períodos distintos.
Na década de 1960, o professor Fama desenvolveu um estudo mostrando que os preços de ações são difíceis de serem calculados no curto prazo. O trabalho mostrou também como novas informações são rapidamente incorporadas ao preço das ações. 
Já na década de 1980, o trabalho de Shiller mostrou que é possível prever a trajetória do preço de ativos financeiros no longo prazo. O economista fez um trabalho empírico mostrando que, depois de oscilações excessivas relacionadas aos dividendos (retorno pago pela empresa ao detentor das ações), em um ano, os preços das ações tendem a ser seguidos por uma queda nos anos subsequentes, e vice-versa. O mesmo método, segundo Shiller, pode ser aplicado para analisar o preço de títulos de dívida dos governos (os chamados bonds) e demais ativos financeiros. 
O terceiro trabalho, de Lars Peter Hansen, professor da Universidade de Chicago, desenvolveu um método estatístico usado para calcular os preços de ações financeiras, chamado de Método Generalizado de Momentos (GMM, na sigla em inglês). Ele tentou combinar seu novo método com o Consumption Capital Asset Pricing Model (CCAPM), modelo desenvolvimento na década de 1970 para calcular preços de ações. A mistura da nova teoria com a anterior inspirou diversos trabalhos futuros sobre pesquisa do preço de ações e "gerou diversos novos insightssobre o comportamento humano de forma mais ampla", segundo a academia responsável pela premiação.  
Histórico — A premiação econômica, oficialmente chamada Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. A honraria não integra o grupo de prêmios originais estabelecidos no testamento de 1895 do inventor da dinamite Alfred Nobel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário