sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Operação Unus tira 90 bandidos das ruas

Prisões aconteceram em Sorocaba e 17 municípios da região
Resultados foram apresentados pelo Delegado Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel - Pedro Negrão


Com foco no combate ao tráfico e a repressão a crimes patrimoniais, a Polícia Civil, entre as 4h e 12h de ontem, realizou a terceira edição da Operação Unus deste ano. Em Sorocaba e mais 17 municípios da região, a ação resultou na prisão de 90 criminosos e na apreensão de oito menores de 18 anos. O balanço apresentado na tarde de ontem, na Delegacia Seccional de Sorocaba, ainda aponta a apreensão de quase 10 mil objetos piratas, 19 veículos recuperados, além de 500 porções de maconha, 36 pinos de cocaína e 342 pedras de crack.

Ainda foram cumpridos, segundo a Polícia Civil, 69 mandados de busca e apreensão. Entre eles estão relacionados mandados criminais e cíveis. Foram apreendidas ainda três armas de fogo calibre 38. A maioria dos objetos apreendidos são CDs e DVDs piratas, máquinas caça-níqueis e armas brancas.

Participaram da operação 139 policiais civis com utilização de 56 viaturas dos 18 municípios que compõem a área da Delegacia Seccional de Sorocaba. Os presos foram encaminhados para as unidades prisionais da região.

"Creio que aproximadamente 70% dos presos serão efetivamente recolhidos. O restante deve responder em liberdade após pagamento de fiança", calcula o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel. "Nosso foco foi o combate a crimes contra o patrimônio como furtos, latrocínios e roubos", disse o delegado.

Os criminosos presos foram encaminhados para os Centros de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, São Roque e Pilar do Sul. Segundo a polícia, o nome da operação é uma referência a um brocardo latino que significa "unidade", "único", "unido". O trabalho dos policiais civis durou aproximadamente 8 horas. As equipes foram subdivididas estrategicamente, após planejamento realizado pelos Centros de Inteligência Policial.

Ainda conforme a polícia, a finalidade é reduzir os índices de criminalidade. "Nós trabalhamos em duas linhas: o combate ao crime no dia a dia e realização de operações concentradas como a ocorrida hoje (ontem). Este ano já havíamos efetuado duas, que resultaram na prisão de 68 criminosos na primeira e outros 54 na segunda. Hoje (ontem), o número de detenções foi bem maior, atingindo a marca de 90 prisões e 8 apreensões. Essas operações já fazem parte da nossa programação e são realizadas a cada 4 meses", complementou Carriel.

Em todo Estado

A Polícia Civil realizou a operação em todo Estado de São Paulo. Foram cumpridos mandados de prisão e realizados flagrantes. Os dados registrados abaixo se referem apenas a operação desenvolvida pela Delegacia Seccional de Sorocaba:
Ações
totalidade
Flagrantes (tráfico de entorpecentes, porte de arma e outros
06
Mandados de busca e apreensão cumpridos
69
Número de presos
90
Adolescentes apreendidos
08
Veículos apreendidos e recuperados
19
Armas de fogo apreendidas
03
Objetos piratas apreendidos
9.810
Porções de drogas apreendidas
878

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário