sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Supertufão atinge as Filipinas e provoca três mortes

Tempestade tocou o chão com rajadas de vento de até 275 quilômetros por hora

Foto 1 / 6
AMPLIAR FOTOS
Imagens de satélite mostram a chegada do tufão Haiyan à costa das Filipinas
Imagens de satélite mostram a chegada do tufão Haiyan à costa das Filipinas - Japan Meteorological Agency NOAA/Reuters

















A passagem do supertufão Haiyan pelo Sudeste Asiático provocou pelo menos três mortes nas Filipinas nesta sexta-feira. O ciclone atingiu a costa leste do país na noite de quinta-feira com rajadas de vento de até 275 quilômetros por hora, obrigando mais de cem mil pessoas a deixarem suas casas em busca de abrigo. Enquadrado na categoria mais alta na escala de ciclones, o tufão pode ser um dos maiores já registrados na história. Após tocar o chão na costa filipina, o Haiyan avança agora pelas regiões centrais do país, colocando mais de 12 milhões de pessoas em risco, segundo as autoridades.

Saiba mais: Entenda como se formam e se classificam os ciclones

A força dos ventos

Veja como se classificam os ciclones

De acordo com a agência filipina de redução de desastres, duas pessoas morreram eletrocutadas depois que o Haiyan derrubou linhas de eletricidade. A terceira vítima foi atingida por um poste de luz. O fenômeno natural também causou desabamentos de terra, derrubando o fornecimento elétrico de uma província inteira e cortando a comunicação entre a região central do país e as ilhas.

Mais de 125 mil pessoas foram evacuadas de cidades e vilarejos que estão na rota do supertufão. Entre eles, estavam milhares de residentes da Ilha de Bohol, acampados em abrigos improvisados desde que um terremoto atingiu a região há algumas semanas. O governo filipino conta com três porta-aviões e 32 aviões e helicópteros da Aeronáutica prontos para serem utilizados em ações de resgate.

Apesar da capital Manila não estar na rota da tempestade, o ciclone deve passar pela segunda maior cidade das Filipinas, Cebu, que tem 2,5 milhões de habitantes.

Recorde - Segundo estimativas dos meteorologistas, o tufão Haiyan pode ser a tempestade mais poderosa já registrada em toda a história. O recorde só poderá ser confirmado após análises posteriores, após a passagem do fenômeno. Um indício da força do ciclone é que dois terços das Filipinas foram tomados pelas nuvens provenientes do fenômeno. O diâmetro da tempestade poderá chegar a 800 quilômetros. Depois de atravessar o território filipino, o tufão deve seguir para o sul da China no final de semana, em direção ao Vietnã.

(Com agências EFE e Estadão Conteúdo)
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário