sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sorocaba - Shoppings serão inaugurados nos dias 14 e 21

Cidade terá oito centros de compra no final do ano; mais um está sendo construído e deve ficar pronto em 2015
O Shopping Pátio Cianê abre dia 21, quando também deve ser entregue a decoração de Nata - Aldo V. Silva


Marcelo Roma 
marcelo.roma@jcruzeiro.com.br 

Os dois novos shoppings centers que serão abertos em Sorocaba têm data prevista de inauguração para os dias 14 e 21 de novembro, o Iguatemi e o Pátio Cianê. O Iguatemi fará parte de um complexo com o Esplanada, na divisa com Votorantim, que agora passa a ser chamado Iguatemi Esplanada e será inaugurado no dia 14. O Pátio Cianê, localizado no centro da cidade, deve funcionar a partir do dia 21. Os dois shoppings abrirão no mês que antecede o Natal e os lojistas têm boas expectativas de venda. 

Sorocaba contará no final do ano com oito shoppings (considerando o Iguatemi Esplanada como um só). Conforme a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), a região recebe o maior investimento em construção de shoppings no Estado de São Paulo entre 2013 e 2014. O Cidade, na zona norte, foi inaugurado no final de setembro. Outros shoppings são o Panorâmico, Sorocaba, Granja Olga, Villàgio e Plaza Itavuvu. O 9º shopping, Tangará, está sendo construído no Cerrado e a previsão para entrega é em 2015. 

O Cianê leva o nome da antiga fábrica de tecidos em que foi instalado. Na inauguração, dia 21, também deve ser entregue a decoração de Natal. O shopping começa com uma promoção que sorteará um carro zero quilômetro para quem fizer compras. Com praça de alimentação, cinemas e funcionando ao lado do terminal de ônibus Santo Antônio, será o segundo shopping na região central. O outro é o Sorocaba. 

O Iguatemi Esplanada, na região do Campolim, será o maior do interior de São Paulo e ficará pronto para receber o público no dia 14, mas sem a decoração de Natal, que deve ser colocada no dia 20. Os três novos shoppings, incluindo o Cidade, trarão uma série de novas lojas, lanchonetes e restaurantes, a maioria franquias. Algumas não existiam em Sorocaba e, como novidade, devem atrair bom número de clientes. 

No Brasil, estão previstas a inauguração de 35 shoppings em 2013, que, em dezembro, passaria a ter 498, de acordo com a Abrasce. O Estado de São Paulo, que tem o maior número, deverá contar com 164 até dezembro, incluindo os de Sorocaba. Em 2012, o faturamento em shoppings brasileiros foi de R$ 119,5 bilhões. 

Expectativa 

O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Nilton da Silva Cesar, acredita que os shoppings e o comércio em geral em Sorocaba terão boas vendas no final do ano. "Nos shoppings, além de lojas de roupas, calçados, magazines, há os restaurantes, lanchonetes, cinemas e lojas de serviços", diz o presidente da Acso. "Muitas vezes, alguém que vai ao shopping não compra algo para levar para casa, mas consome em alimentação e lazer." 

Para Nilton Cesar, a melhoria da economia no segundo semestre deve superar as vendas para o Natal, em relação ao ano passado. Ele lembra que em junho e julho, as manifestações públicas trouxeram incertezas e o consumidor se retraiu, inclusive por causa de fechamento de lojas em alguns dias. O presidente da Acso ressalta que Sorocaba vive um bom momento, com investimentos em novos empreendimentos que levaram em conta o potencial da cidade. Ele cita a importância como polo regional, que atrai consumidores de cidades da região. 

Conforme Cesar, o endividamento das famílias também influiu para o baixo volume de vendas em 2013. Com o final do pagamento das parcelas (muitas das compras foram feitas em 2012) e a entrada do 13º salário, ele acredita que haverá margem razoável no orçamento para as compras no final de ano. "O consumidor deve tomar cuidado para não acumular várias compras pelo crediário e se endividar novamente", alerta. Este mês, a Acso inicia a campanha "Recupe seu Crédito", a fim de que inadimplentes saldem suas dívidas e possam voltar a comprar.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário