sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sorocaba - Zoo tem entrada gratuita até contratação de nova empresa

Processo de licitação deverá durar pelo menos até o final do mês


       Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br
Os visitantes Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros estão mais uma vez isentos do pagamento de ingresso para o acesso ao local. Decreto municipal autorizando a entrada gratuita ao parque será publicado hoje no jornal Município de Sorocaba. De acordo com a Secretaria de Meio de Ambiente, a gratuidade permanecerá até a conclusão do processo licitatório para a contratação da nova empresa que ficará responsável pela cobrança e controle de acesso ao parque.

O novo edital dirigido às empresas interessadas em participar da concorrência, que será por meio de pregão presencial, foi publicado nesta semana pela Prefeitura de Sorocaba. A data para a apresentação das propostas será no dia 24 de junho, às 15h, na Sala de Licitações, no andar térreo do Paço. A escolha da vencedora terá como critério o menor preço. Esta é a terceira vez que o edital para a contratação de empresa para atuar na portaria do Quinzinho de Barros é publicado pela Prefeitura. 

O primeiro processo de licitação foi aberto no dia 11 de setembro do ano passado, porém, um dia antes da data prevista para a entrega das propostas (25 de setembro), o processo foi suspenso, com a alegação de que foi constatada a necessidade de revisão do edital. No dia 8 de dezembro de 2012, foi feita a republicação, com novo prazo para a apresentação das propostas definido para o dia 7 de fevereiro de 2013. Dois dias antes de vencer este prazo, no entanto, foi publicada nova suspensão do processo para outra revisão do edital, "por razões de interesse público".

De acordo com a Secretaria da Administração (Sead), a abertura do primeiro pregão, prevista para o dia 26 de setembro do ano passado, foi suspensa porque a empresa Core Serviços questionou o edital em relação às condições de execução do serviço, reequilíbrio e visita técnica, sendo necessária uma readequação por parte da Secretaria de Meio Ambiente. Já o segundo processo foi suspenso, segundo a Sead, em decorrência de um pedido de impugnação do edital, por parte do Grupo Objetiva, em função da estimativa de preços e pedido de obrigatoriedade da visita técnica.

Para que o processo licitatório pudesse ter andamento, a Sead informou que foi um incluído um novo anexo ao edital, onde consta o Termo de Referência, a inclusão da exigência de um segurança armada, além de alterações na redação sobre as condições de execução, atualização dos orçamentos e a exigência de comprovação de visita técnica. O edital prevê que a nova empresa disponibilize nove funcionários para a operacionalização do serviço, sendo quatro para atuarem nos caixas, quatro controladores de acesso e mais um vigilante armado. O contrato terá validade de um ano, podendo ser prorrogado.
 
Sem funcionários 
Essa é a segunda vez que a Prefeitura libera entrada gratuita no Quinzinho de Barros, em função dos consecutivos atrasos no processo licitatório para a contratação de uma nova empresa para a cobrança de acesso ao parque. O contrato com a empresa terceirizada Syde Objetiva, que era prestadora do serviço, foi encerrado no dia 30 de abril. A Sema informou que tentou negociar com a empresa o aditamento do contrato por mais 90 dias, que é o prazo previsto por lei, porém não houve acordo. 

Sem funcionários para trabalharem na portaria, a Prefeitura liberou a entrada de visitantes sem a cobrança de ingressos no início de maio. Uma nova empresa do Grupo Golphe foi contratada emergencialmente no dia 11 de maio, por meio do sistema de compra direta, para executar o serviço por trinta dias, pelo valor de R$ 7 mil. Mesmo depois que essa nova empresa passou a operar o serviço, as filas formadas no acesso ao parque passaram a ser motivo de reclamação. Isso porque o contrato emergencial previa a alocação de apenas um funcionário para a cobrança de ingressos, que anteriormente era feita por três funcionários.

O contrato emergencial, no entanto, se encerrou no dia 11 de junho, o que levou a Prefeitura a optar por isentar novamente a entrada ao Parque até o fechamento do novo contrato. Neste período, um funcionário da própria Prefeitura permanecerá na bilheteria para o controle de acesso aos visitantes. 

Boa surpresa 
A gratuidade no acesso ao zoológico, que está valendo desde a última quarta-feira (12), foi uma surpresa positiva para quem esteve ontem no Quinzinho de Barros. O casal Ana Carolina de Oliveira, 22, e Paulo Sérgio de Araújo, 22, aproveitou a tarde folga para levar a filha Clara, de 2 anos, para um piquenique no zoológico. Só quando chegaram no parque souberam que não teriam que pagar os R$ 10 de ingresso para o casal. "É bom que sobrou mais para o lanche", brinca Ana.

O profissional autônomo Vanderlei Araújo, 41 anos, natural de Lapa, município da região metropolitana de Curitiba (PR), que esteve em Sorocaba ontem, com um grupo de mais 40 pessoas especialmente para conhecer o Parque Zoológico Quinzinho de Barros, disse que ficou surpreso por não ter que pagar ingresso para entrar. "Já estava com dinheiro certo no bolso para pagar quando fiquei sabendo que era de graça."
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário