sexta-feira, 12 de abril de 2013

118.616 serão imunizados contra a gripe


Vacina que combate à A/H1N1 e outros 2 tipos do vírus Influenza como A/H3N2 e B será aplicada a partir de 2ª
Daniela Jacinto
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br

"Por que vacinar? Porque gripe mata", enfatizou ontem, em entrevista coletiva, o secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, que recebeu a imprensa na Prefeitura para falar sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será realizada a partir da próxima segunda-feira, dia 15. A vacina - que protege contra a gripe A/H1N1 e outros dois tipos do vírus Influenza como A/H3N2 e B - é destinada a adultos maiores de 60 anos, crianças com idades entre seis meses e um ano e onze meses, gestantes, indígenas, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. Este ano a novidade é que também deverão ser imunizadas as mulheres que estão em um período de até 45 dias após o parto (puérperas). A população total estimada para a campanha contra a gripe em Sorocaba é de 118.616 pessoas. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 80%, ou seja, 94.893 pessoas. A vacina estará disponível até o dia 26 de abril, nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas.

O secretário da Saúde de Sorocaba observa que muitas pessoas acabam não tomando os devidos cuidados quando estão com sintomas da gripe, mas se a doença não for tratada corretamente, pode causar complicações sérias e levar a óbito. Raggio lembra que as doenças respiratórias são a segunda maior causa de morte no Brasil. Ele comenta que o público-alvo do Ministério da Saúde visa proteger quem é mais desprotegido. "Somos todos vulneráveis, mas há os que estão em maior risco", diz, lembrando que as puérperas foram incluídas para receber a vacinação porque nos anos anteriores as mulheres que acabaram de ter seus bebês fizeram parte de um dos grupos mais atingidos pela gripe. "Importante enfatizar que se elas amamentam, também transferem a imunidade ao bebê", observa o secretário.

Presente na coletiva de imprensa, Ricardo Pio Marins, coordenador-geral de doença transmissível do Ministério da Saúde, fez questão de dizer que a vacina não dá gripe, como muitos pensam. "Sei de casos de pessoas que não querem mais tomar a vacina porque acreditaram que tiveram gripe depois, então eu quero enfatizar que gripe é diferente de resfriado", explicou.
Ricardo ainda disse que a vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe, mas existem outros. Pode acontecer da pessoa que tomou a vacina ter contraído outro tipo de vírus da gripe, porém por causa da imunização os sintomas pode ser mais brandos. 
Daniela Valentim dos Santos, diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Sorocaba, lembra que o período mais crítico da gripe vai de maio a agosto, por esse motivo é que a campanha de vacinação é realizada em abril. Conforme ela, a vacina dura de seis a oito meses, portanto é recomendada a vacinação anual.
Também estiveram presentes na coletiva as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), Selma Oller Brancalhone e Ângela Monteiro Moraes.

No ano passado, Sorocaba ultrapassou a meta de cobertura da vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde: 77.470 pessoas foram vacinadas, o que correspondeu a 84,05% da população-alvo. Porém para o grupo de idosos não foi atingida a meta. A cobertura ficou em 76,65%.


Quem deve receber a vacina?
Homens e mulheres com mais de 60 anos
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos
Gestantes
Indígenas
Trabalhadores da saúde
Mulheres no período pós-parto (até 45 dias)
Portadores de doenças crônicas

Dia DA data 20 de abril será o Dia D da campanha, quando todas as 31 UBSs de Sorocaba estarão abertas, das 8h às 17h. 

O que é preciso para tomar a dose?
Para receber a vacina é preciso levar um documento de identificação. Quem tiver a carteira de vacinação deve levar porque se houver alguma vacina em atraso, ela poderá ser aplicada. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. 

ContraindicaçõesNão é aconselhável tomar a vacina se estiver com febre. Pessoas alérgicas a ovo (alergia séria) também devem evitar a vacina.

AcamadosPessoas que fazem parte do público que irá receber a vacina mas não podem se locomover até as UBSs por estarem acamadas podem receber a dose em casa. Basta um parente fazer o agendamento na UBS mais próxima da residência do acamado. O agendamento já começou e vai até o dia 19 de abril.

Sintomas da gripeFebre alta repentina
Dor muscular
Dor de cabeça 
Dor de garganta e nas articulações
Irritação nos olhos
Tosse
Coriza (secreção nasal)
Cansaço
Inapetência 
Atinge o pulmão

Sintomas do resfriadoFebre baixa
Dor no corpo
Dor ou coceira na garganta
Coriza (secreção nasal)
Lacrimejamento
Leve cansaço
Espirros
Tosse

Recomendações
- Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
- Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
- Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
- Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
- Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
- Se estiver com sintomas de gripe, evitar uso de medicamentos como Aspirina (ácido acetil salicílico)
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário