terça-feira, 9 de abril de 2013

Consumidores enfrentam longas filas para reclamar valor da conta de água em Sorocaba



Rosimeire Silvarosimeire.silva@jcruzeiro.com.br

As reclamações sobre os valores cobrados nas contas de consumo de água têm levado dezenas de pessoas à sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, no Jardim Santa Rosália. Com o aumento da demanda, longas filas se formam na unidade e os consumidores têm que ter paciência para conseguir atendimento. Ontem pela manhã, uma hora antes do início do expediente na autarquia já havia fila e o tempo de espera ultrapassava três horas.

Pela terceira vez, a dona de casa Olímpia Godinho, 49 anos, foi até a sede do Saae para reclamar do valor cobrado na sua conta de água. Ela afirma que a sua conta, que antes não ultrapassava R$ 100 por mês, agora chegam perto de R$ 300, sendo que em um mês, o valor atingiu R$ 600. "Cada vez que eu venho reclamar dizem que o valor aumentou por causa de vazamentos, mas já mandei verificar e não foi identificado nenhum vazamento, mas as contas continuam chegando cada vez mais altas." Olímpia disse que já entrou até mesmo com processo administrativo de contestação do valor cobrado. A dona de casa disse que chegou às 9h no Saae e até o meio dia ainda não havia sido atendida. "Tem gente que até desistiu e foi embora de tanto esperar."

O vendedor Eduardo de Campos, 46 anos, também teve o valor da sua conta duplicado no último mês. De uma média de R$ 80, a última fatura passou para R$ 164. Ontem ele decidiu ir logo cedo até o Saae para reclamar, só não esperava que tivesse que perder a manhã toda para isso. Campos conta que chegou na sede da autarquia às 9h30 sendo que logo que pegou a senha, o tempo estimado de espera era de 3 horas e 22 minutos. "Além de sermos cobrados indevidamente, ainda temos que perder tempo para conseguirmos ser atendidos", reclama.

O tecnólogo Jurandir Masuela, 57 anos, também teve que perder parte da manhã de trabalho para ir até o Saae contestar o valor da sua conta de água. Ele disse que em meses anteriores pagava uma média de R$ 50 na conta de água, mas neste mês foi surpreendido com uma conta de R$ 338. Ao receber a fatura, o tecnólogo conta que chegou a fazer um teste no hidrômetro da sua casa e verificou que no intervalo de apenas seis horas o volume medido avançou em 44 mil litros. "Eu não gastaria tudo isso nem mesmo durante o mês inteiro".

O aposentado Urias Borges de Castro, 77 anos, é outro que se mostrava indignado com o valor que veio cobrado na sua fatura de água. Com uma aposentaria de R$ 800 por mês, a conta que chegou na sua casa acusa um gasto de R$ 400. "Nem que fosse isso mesmo eu teria como pagar. Mas realmente é impossível eu e minha mulher gastar uma quantia dessas." Caso semelhante foi foi citado pela cuidadora Maria do Carmo Arthur, 54 anos. Ela disse que a sua mãe recebeu uma conta de água de mais de R$ 300. "Ela não recebe nem R$ 600 por mês, imagina se vai gastar isso. O duro agora é conseguir que o Saae reconheça esse erro", disse.

Saae responde
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) informou que a média de pessoas que tem comparecido nos últimos dias à Central de Atendimento do Jardim Santa Rosália é a mesma verificada normalmente, ou seja, em torno de 250 por dia. Nesse total, estão incluídos todos os tipos de atendimento (pedidos de novas ligações de água e esgoto; 2ª via de contas; atualização de cadastro etc.) e não somente reclamações relacionadas a contas com valores altos. De acordo com a autarquia, o que tem provocado o acúmulo de pessoas e, consequentemente, o surgimento de fila e maior tempo de espera é o fato de que os atendimentos estão sendo mais demorados do que normalmente ocorre, visto que os atendentes estão explicando as dúvidas dos munícipes relacionadas ao trâmite ocorrido nos últimos meses em relação a atualização das médias de consumo. 

Apesar desse aumento do tempo de atendimento, o Saae nega que tenha sido registrada espera de 3 horas, sendo que o tempo máximo de espera seria de 1 hora e meia a 2 horas. Conforme a autarquia, em dias de acúmulo de pessoas e formação de fila, como verificado ontem, o número de atendentes é dobrado, com deslocamento do pessoal administrativo. 
Em relação às reclamações sobre os valores altos das contas, a autarquia informou que cada caso está sendo analisado separadamente, visto que os motivos podem ser variados, incluindo erro de leitura, hidrômetro com problemas no funcionamento ou vazamento interno no imóvel.
Todas as informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário