quarta-feira, 17 de abril de 2013

Prefeitura de Sorocaba vai à Justiça contra Aneel


Assim como outros municípios, Sorocaba recorrerá contra resolução que municipaliza a iluminação pública
Wilson Gonçalves Júniorwilson.junior@jcruzeiro.com.br

A Prefeitura de Sorocaba vai ingressar com ação na Justiça Federal para que não seja obrigada a arcar com os custos da iluminação pública, a partir de janeiro do ano que vem, como prevê a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sorocaba vai seguir os passos de outras cidades brasileiras, que também acionaram à Justiça, para não serem obrigadas a pagar pela infraestrutura da iluminação pública, seja com a criação de taxas ou mesmo com os recursos advindos dos orçamentos municipais.

Ontem, o projeto de lei do vereador José Crespo (DEM), que proibia a criação da taxa de iluminação pública, foi rejeitado na sessão da Câmara, definitivamente, por 11 votos a oito. Crespo usou a tribuna para tentar modificar a primeira votação, ocorrida no dia 2 deste mês, quando a proibição também foi rejeitada por dez votos a nove.

Crespo lembrou ainda o editorial do jornal Cruzeiro do Sul, com o título "O caminho é outro", publicado dois dias após rejeição da matéria em primeira discussão. Ele aproveitou a sessão para ler o último parágrafo do editorial: "Municípios paulistas como Marília e Franca já foram à Justiça, em defesa de seus munícipes e da ordem jurídica. Há poucos dias, a Prefeitura de Marília conseguiu tutela antecipada na Justiça Federal para não ser obrigada a cumprir a resolução da Aneel. Esse é o caminho que Sorocaba e outros municípios devem seguir, para fazer valer seus direitos e evitar que mais esta taxa venha onerar os cidadãos."

Crespo disse que ontem foi abordado na sessão pelo secretário de Negócios Jurídicos, Anésio Aparecido Lima e informou que a Prefeitura de Sorocaba irá protocolar na Justiça Federal contra a determinação da Aneel. "Mas temos uma grande chance, se a Prefeitura concluir este ótimo trabalho que foi me dito no corredor. Protocoliza e vai dar tempo para a Justiça até final do ano dar pelo menos uma liminar em favor da Prefeitura e quem vai continuar pagando essas despesas são as concessionárias e é assim que a coisa deve ser. Se a gente proibir, vai ajudar a Prefeitura neste caminho que ela decidiu", argumentou Crespo, ao pedir votos dos colegas.
O democrata lembrou ainda que, mesmo sem a criação da taxa, será a população que sofrerá com os custos da iluminação pública, tendo em vista que os valores serão colocados no orçamento e irão prejudicar investimentos em outras áreas essenciais, como saúde e educação. 

O líder de governo, o vereador Paulo Mendes (PSDB), confirmou o que o autor da proposta disse, que a Prefeitura de Sorocaba, palavra do secretário Anésio Aparecido Lima, deve mesmo acionar a Justiça Federal contra a resolução da Aneel. Mesmo assim, o governista disse que era contrário à proposta de Crespo, para proibir a criação da taxa. "Eu acredito que seria o primeiro parlamento do mundo a impor ao Executivo a proibição do envio de uma proposta à Casa". O tucano acrescentou que já passou inclusive ao Executivo que os vereadores são contrários à criação da taxa de iluminação.
Crespo rebateu ao líder de governo, ao dizer que sua proposta não impede que o prefeito encaminhe qualquer outra projeto ao Legislativo.

O vereador Francisco França e Carlos Leite, ambos do PT, também se posicionaram favoráveis ao colega Crespo e disseram que o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) chegou a deixar nas entrelinhas que irá criar a taxa de iluminação, independente do desgaste que o novo imposto poderia causar. 

No final da votação, com o 11 a oito, o líder de governo, Paulo Mendes, afirmou que o governo iria entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), caso o projeto fosse aprovado. "O jornal Cruzeiro do Sul chegou a falar sobre este rumo em editorial e o caminho que deveria de ser como de outras cidades como Marília e Bauru. O Anésio (secretário de Negócios Jurídicos) hoje estando pessoalmente na Câmara pela manhã, me disse que a Prefeitura deve ingressar em duas semanas contra a Aneel na Justiça Federal." 

Outros
Também foram aprovados ontem projetos de resolução. Um deles, de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), altera o Regimento Interno da Câmara sobre a convocação de secretários municipais. A intenção é dar paridade de tratamento entre os convocados e os vereadores, estipulando prazo de 15 minutos para manifestação de cada uma das partes. Outro projeto de resolução, de autoria do vereador José Crespo, altera o Regimento Interno prevendo que, além dos secretários, os dirigentes de órgãos públicos municipais de administração indireta também poderão ser convocados pelo Legislativo.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário