terça-feira, 21 de maio de 2013

Sorocaba - Exército inicia treinamento pelas ruas centrais da cidade


General Floriano Peixoto explica que as atividades fazem parte da Garantia da Lei e da Ordem (Foto: Fernando Rezende)
 
 

Cerca de 1.350 militares estão em Sorocaba até a quinta-feira para participar da Operação Lajeado, organizada pelo Exército Brasileiro que visa preparar tropas do Comando Militar do Sudeste (CMSE) para eventos de grande porte que o País irá sediar, como Jornada da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas. 

As ações integram a programação anual de atividades da corporação e está presente em 10 cidades do interior, seis delas na região, contando com um total de 3.500 militares. Segundo o comandante da 2ª Divisão de Exército, General Floriano Peixoto, os exercícios de Garantia da Lei e da Ordem contêm simulações de patrulhamento ostensivo e abordagens em caso de suspeitas, busca e apreensão, bloqueio e controle de veículos, segurança e escolta de autoridades e pontos sensíveis. “Uma das recomendações era que os municípios fossem próximos e tivessem boa extensão viária”, conta. Cidades como Votorantim, Iperó, Porto Feliz, Salto, Itu, Elias Fausto, Indaiatuba, também recebem militares, vindos de Caçapava, Guarujá, Pirassununga e Vale do Paraíba. 

SIMULAÇÕES – Com veículos leves, médios e blindados, o Exército percorrerá as ruas da cidade em simulações de ações e, de acordo com o comandante William Georges Felippe Abrahão, da 12 ª Brigada Infantaria Leve (Aeromóvel), não envolverão civis. “Há um cronograma de ações, mas fica restrito e não sabemos antes, justamente, para que possamos agir de uma maneira imediata e contribuir para o treinamento. Os envolvidos serão militares, que vão simular atos praticados por civis.” 

Uma das características da brigada é o deslocamento em até 48 horas para qualquer local do País, seja com helicópteros, ou, caso necessário, com a ajuda da Força Aérea Brasileira. Há cerca de 15 dias, os militares fizeram mapeamento da cidade, que foi passado à Divisão, responsável por identificar os locais com maior potencial de receber ações sensíveis. 

SOCIAL – Simultaneamente ao treinamento, o Exército desenvolve atividades voltadas à população, chamadas de Aciso (Ação Cívico-Social). São oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, glicemia, orientações odontológicas, passeio em viatura militar, oficina de camuflagem, pista de cordas, exposição de material institucional e distribuição de roupas e produtos, desfile de tropa do Exército e apresentação da banda. Em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, estão sendo distribuídas mudas de árvores pela Secretaria de Meio Ambiente; vacinação contra a gripe a quem tem mais de 60 anos, através da Secretaria de Saúde, e orientações em casos de alagamentos e queimadas com distribuição de kits da Defesa Civil. 

A movimentação chamou a atenção do vendedor Adão Barboza, que decidiu parar e entrar numa das tendas acompanhado da mãe, a aposentada Nair de Azevedo. Juntos, olharam atentamente aos vídeos explicativos do Exército e os distintivos. “Achei uma ótima iniciativa, pois a população sempre tem curiosidade em conhecer mais sobre eles e são coisas mais restritas que hoje temos acesso”, afirma o vendedor. Morando na zona norte, conta que no final de semana notou a presença de pelo menos 10 caminhões do Exército pelas ruas da cidade. 

A auxiliar de cozinha Silvana Fraga de Oliveira Silva também aproveitou a ação e levou para casa duas mudar de árvores, além de ver pela primeira vez os oficiais pessoalmente. “Eu nunca tinha visto o Exército, só pela televisão, gostei muito! É emocionante encontrar com eles nas ruas”, conta. 

As intervenções sociais ocorrem na praça Coronel Fernando Prestes até sexta-feira (24), das 8 às 17 horas, e são abertas a toda a população. 

As informações são do Jornal Diário de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário