terça-feira, 2 de abril de 2013

Atendimento móvel dos ônibus esta comprometido em Sorocaba


César Santana
cesar.santana@jcruzeiro.com.br
             programa de estágio


Após cerca de três semanas encostado por problemas mecânicos, o Ônibus do Homem continua aguardando por manutenção e não deve voltar às ruas da cidade tão cedo. O serviço que atende a população diretamente nos bairros desde agosto de 2010, oferecendo orientações em relação a cuidados com a saúde, é dotado de equipe de enfermagem e dois consultórios voltados para a sexualidade masculina, disponibilizando inclusive exames de próstata e testes de sífilis e HIV. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o "trâmite administrativo está na fase de empenho de verba para a execução do serviço mecânico". Segundo o comunicado enviado por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), somente após a realização de todas as etapas administrativas e serviço, a unidade móvel de saúde voltará a exercer suas funções normalmente. No entanto, diferentemente do anunciado no fim do último mês, quando foi noticiado que o veículo deveria voltar à ativa nesta semana, nenhum prazo foi estipulado pela pasta.

O ônibus está parado em uma retifica de motores na avenida Roberto Simonsen, no Jardim Santa Rosália, próximo à Policlínica e chamou a atenção de quem circula pelo local. Enquanto isso, os serviços disponibilizados pela equipe do Ônibus Azul seguem sendo oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, seguindo o cronograma de atendimento estabelecido previamente, e que seria cumprido pelo veículo caso o transtorno não tivesse ocorrido. Desde ontem, os serviços estão concentrados na UBS da Vila Haro, onde permanecem até o fim da tarde de hoje. De amanhã até a próxima sexta-feira, a equipe do ônibus estará atendendo na UBS da Vila Hortênsia, e no próximo fim de semana (dias 6 e 7), na unidade do bairro Brigadeiro Tobias.

No estacionamentoO Ônibus Rosa, que presta atendimento e informações de maneira semelhante ao ônibus do homem, porém para pessoas do sexo feminino, está parado há mais de três meses na Policlínica Municipal junto do Ônibus Oftalmológico e a Carreta da Policlínica, que estão parados no local por falta de profissionais para trabalhar. O veículo aguarda uma peça para o motor e enquanto isso segue estacionado na unidade de saúde, no Jardim Santa Rosália, impedido de circular pelos bairros da cidade, como de costume. Apesar disso, os profissionais que atuam no serviço continuam trabalhando normalmente, e o atendimento vem sendo prestado no local.
Anualmente, o Ônibus da Mulher é parado por alguns dias para passar por uma revisão geral, o que geralmente acontece logo no início do ano. Entretanto, em dezembro houve um problema com uma peça do sistema de freio que, devido ao alto custo, precisa ser adquirida por meio de concorrência pública. Com o veículo parado, o número de atendimentos diários, normalmente em torno de 30 durante o período que permanece nos bairros (das 8h às 17h) caiu para 10 no estacionamento da Policlínica. A expectativa é que o veículo esteja em pleno funcionamento para o dia das mães, que neste ano será comemorado no dia 12 de maio. (Supervisão: Adalberto Vieira)
Todas as informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário