quarta-feira, 3 de abril de 2013

Motorista teria levado chute no rosto antes de acidente na Avenida Brasil


Sete pessoas morreram e nove ficaram feridas após veículo cair de um viaduto

Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro
Ônibus cai de viaduto na Avenida Brasil no Rio de Janeiro - Bruno de Lima/Frame
Pessoas que estavam no ônibus que caiu de um viaduto na Avenida Brasil, na terça-feira, afirmam que o motorista foi agredido com um chute no rosto por um passageiro descontrolado, pouco antes do acidente. O veículo da linha 238, da empresa Paranapuan, saiu da Ilha do Governador em direção ao Castelo, no Centro. No viaduto Brigadeiro Trompowski, o ônibus rompeu a grade lateral de proteção e despencou de cabeça para baixo na pista lateral da via. Sete pessoas morreram e nove ficaram feridas - entre elas, o condutor e o passageiro suspeito de agressão.
Na manhã desta quarta, o delegado José Pedro da Silva, da 21ª DP (Bonsucesso), foi ao hospital Getúlio Vargas, onde o motorista André Luiz Souza Oliveira, de 33 anos, está internado. Ele teve  fratura na perna, traumatismo craniano e ainda sem condições de falar sobre o ocorrido, detalha o delegado. "Ele está em estado de choque, não se recorda do que aconteceu. Sua memória recente está prejudicada", contou Silva, na saída da unidade de saúde. "Todas as informações e os depoimentos que colhemos até o momento reforçam a informação de que o motorista foi mesmo agredido."
Todas as testemunhas ouvidas até o momento contam a mesma versão: revoltado por não ter conseguido descer no ponto que pretendia, o passageiro pulou a catraca do veículo para discutir com o motorista, dando-lhe um chute no rosto. "Algumas pessoas contam que o condutor parece ter desmaiado", revela o delegado. O passageiro, que seria estudante universitário, está sendo procurado nos hospitais para onde os feridos foram levados após o acidente. "Vamos apurar a responsabilidade dele no acidente", afirma Silva.
Independentemente disso, uma perícia foi realizada no ônibus para verificar se a parte mecânica estava funcionando adequadamente. De acordo com o site do Detran-RJ, o último licenciamento do coletivo, placa KYI-0973, foi feito em 2011. Fabricado em 2007, o ônibus acumula 47 multas desde 2008, segundo a página da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) na internet - 14 delas por excesso de velocidade, e 12 por avanço de sinal. Já a vistoria feita pela SMTR estava em dia: a última ocorreu em 3 de julho do ano passado, e tem validade de um ano.
Feridos - Além do motorista e do passageiro ainda não identificado, outras sete pessoas estão internadas em cinco hospitais do Rio de Janeiro. Pelo menos dois deles estão em estado grave, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde: uma mulher não identificada, de 30 anos, que está na UTI do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, com diversas lesões na área do tórax; e um jovem de cerca de 18 anos, hospitalizado no Getúlio Vargas, na Penha, com traumatismo craniano.
As informações são da Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário