sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mais de 50 estudantes da Fadi doaram sangue no Hemonúcleo

 
 
Fonte: Jornal Diário de Sorocaba
http://diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=223884

 

Estudante deixa o medo de agulhas para doar sangue (Foto: Fernando Rezende)
 
 
Mais de 50 estudantes da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi) participaram do "Bixo Solidário 2013" no Hemonúcleo Regional de Sorocaba, no Vergueiro, na manhã desta sexta-feira (22). Calouros e veteranos deram exemplo de solidariedade, doando sangue e alguns ainda se cadastraram como possíveis doadores de medula óssea.

Iniciativa do Centro Acadêmico "Rubino de Oliveira" e da Atlética "Orlando Bastos", com apoio da Secretaria da Juventude (Sejuv), a ação social teve como objetivo integrar os novos alunos por meio de uma ação de cidadania, incentivando a solidariedade.

"Essa parceria com a Secretaria da Juventude foi fundamental para atingirmos esse número de estudantes voluntários. Conseguimos colaborar com o banco de sangue do Hemonúcleo, num ato de solidariedade, ajudando o próximo", comentou Luís Uffermann, secretário geral do Centro Acadêmico "Rubino de Oliveira" e da Atlética "Orlando Bastos".

Cada pessoa pode doar 450 ml de sangue em cada sessão. De acordo com Ana Maria Cruz, auxiliar de enfermagem do Hemonúcleo, a unidade precisa de, no mínimo, 110 pessoas doando sangue por dia. "Todo esse material coletado é distribuído para 48 hospitais de Sorocaba e região", destacou.

Nesta semana, o número de colaboradores voluntários foi baixo. De segunda a quinta-feira, apenas 300 pessoas fizeram doação de sangue, dando uma média de 75 doadores por dia. "Essa ação da Fadi está ajudando bastante", declarou. Até às 10h15 desta sexta-feira (22), 107 pessoas tinham retirado uma senha para a ação.

O tempo de permanência no banco de sangue, incluído a triagem clínica e coleta de sangue, leva cerca de 45 minutos em dias tranquilos. Já nas sextas-feiras e aos sábados, quando o número de voluntários aumenta, a permanência fica em torno de 1h30.

VALEU A PENA - Tales Cardoso, 20 anos, morador do Jardim Europa, é estudante do 4º ano de direito da Fadi e participou da ação solidária. "Essa é a primeira vez que fiz a doação de sangue. Foi rápido e não doeu nada, valeu a pena!", declarou.

O calouro da Fadi, André Colomé, de 22 anos, morador de Tatuí (SP), também participou do "Bixo Solidário". Esta foi a sexta vez que ele doou sangue. "Essa atividade está sendo muito legal para a integração de todos nós calouros, além da questão social que é muito importante", contou.

A "bixete" Paula Aloíssio, de 18 anos, moradora do Granja Olga, disse não gostar muito de agulhas. "Valeu a pena por saber que estou ajudando uma outra pessoa", declarou.

Já Isabel Campos, de 23 anos, moradora do Ipanema das Pedras, aproveitou que o seu namorado Henrique Brandão Paulo Pereira, de 28 anos, estudante do 5º ano da Fadi, ia participar e tomou a iniciativa de acompanhá-lo. "Não estou com medo, mas já vi que a agulha é grossa", brincou. Já Henrique comentou que queria ter doado sangue antes, mas o dia a dia não permitiu.

COMO DOAR - Para ser um doador de sangue, o interessado precisa ter mais de 18 anos; levar um documento de identificação com foto; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado; não ter ingerido bebida alcoólica no período de 24 horas; ter dormido, pelo menos, seis horas antes; não ter usado cigarro duas horas antes e nem o fazer por duas horas depois da doação.

Já para o cadastro de possíveis doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), qualquer pessoa com boa saúde e idades entre 18 e 55 anos, pode se cadastrar. Para que o transplante ocorra, é necessário que a compatibilidade seja de 100%. Ao fazer o cadastro, o voluntário terá coletados 5 ml de sangue, que serão usados para um exame específico, o de tipo genético (HLA). Se um paciente possuir um código genético semelhante, o voluntário será chamado para novos exames.

O Hemonúcleo Regional de Sorocaba funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, e está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Vergueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário