quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Problemas no cotidiano Sorocabano




Por Everton Soares



                                                           Moradores de rua

Para quem anda a pé ou com veículo na cidade de Sorocaba, existe o problema das dezenas de moradores de rua que agora circulam pela cidade. Podemos vê-los nas praças da região central da cidade, ocupando locais onde pessoas comuns frequentavam, incomodando os transeuntes com abordagens em busca de dinheiro, tanto homens como mulheres. Em cruzamentos na avenida Juscelino Kubitschek ou nas demais avenidas centrais da cidade. É comum ouvir discussões entre eles, ou ofensas direcionadas a quem não quer fazer doações em dinheiro. O fato é que Sorocaba cresceu e esse crescimento fez aumentar o número de problemas sociais e de segurança na cidade. Quem não dá esmolas a esses indigentes, está apenas se negando a patrocinar a bebida alcoólica ou o crack. Há quem diga que existe o perigo de iniciar pequenas cracolândias na região central, e não podemos descartar essa possibilidade. A não ser que as autoridades civis eliminem o problema através de ações sociais ou de repressão, teremos uma cidade com um aumento cada vez maior de indigentes e viciados. Para quem anda pelo centro da cidade a pé, está sendo comum ver homens caídos na calçada em frente aos comércios, babando e vomitando. Alguns comerciantes corajosos, estão enfrentando esse problema, colocando esses homens para correr.'' Vi isso acontecendo hoje''. Se de um lado os indigentes colocam medo nas pessoas, por outro lado existem pessoas que não tem medo e tiram da frente do estabelecimento o problema.
                                                        Problemas no trânsito

Outro problema que enfrenta o pedestre é a irresponsabilidade de condutores de veículos que saem dos estacionamentos sem tomar o cuidado de olhar para os lados, pra ver se tem alguém passando na calçada. Motoboys ainda irregulares e sem noção de educação, dirigindo em cima das calçadas e na contramão da via. Carros de empresas estacionados nas esquinas prejudicando a passagem do pedestre e o fluxo do trânsito. O motorista normal convive com anormais que estacionam o carro de qualquer jeito, até deixando o veículo na diagonal em via simples, ou com os horários de pico onde os dementes estão saindo do trabalho, fazendo loucuras com carros, principalmente com motos,onde podemos ouvir troca de buzinaços ou de palavrões, ameaças e brigas de trânsito.
Como disse anteriormente a cidade cresceu e os problemas também. Até mesmo os motoristas de ônibus coletivos cometem infrações de trânsito e xingam os motoristas de carro, que segundo eles deveriam correr acima do limite da via, para não impedir o coletivo de correr além do permitido. Temos também as loucuras do condutores de vans escolares que costumar fechar os demais veículos e correr nas vias comuns onde a velocidade permitida é de 30km/h. Quem dirigindo um carro,moto ou até mesmo bicicleta nunca levou fechada de van escolar nas ruas de Sorocaba?
A realidade é que os cidadãos de bem, precisam usar todo o bom senso para conviver com essas ameaças que estão tirando de Sorocaba a imagem de que é uma das melhores cidades para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário