sexta-feira, 22 de março de 2013

Aposentado cria pomar à margem do rio Sorocaba


Faixa de terreno já concentra mais de 300 mudas de árvores frutíferas e nativas

José Antônio Rosa
joseantonio.rosa@jcruzeiro.com.br

Há três anos, o aposentado Benedito Correa Leite teve a ideia de plantar uma muda às margens do rio Sorocaba, que hoje tem sua data comemorada juntamente com o Dia Mundial da Água (veja programação das atividades ao lado). O aposentado escolheu o trecho que fica perto da ponte que dá acesso à rua Padre Madureira, mais exatamente ao lado da pista que leva até a Usina Cultural Ettore Marangoni. Plantou, assim, uma árvore que trouxe do sítio que possuía em Alumínio. Morador da Vila Santana, Benedito assume-se um defensor ardoroso do rio e disse que, quando começou o trabalho, praticamente inexistia vegetação naquele local.

Desde então contabiliza mais de 300 exemplares plantados ao longo do rio Sorocaba. Não é exagero afirmar que o aposentado executou, ali, parte do projeto do Parque Linear que a Secretaria do Meio Ambiente do município anunciou que realizaria ainda na gestão passada. Mais do que plantar, Benedito cuida das plantas. Pelo menos três vezes por semana ele visita o canteiro onde existem pés de amora, goiaba, ameixa, jambo, gabiroba, bananeiras e ipês. 

Ele não sabe precisar quantas espécies cultivou, mas conseguiu, com o seu esforço, mudar a paisagem. Cuidadoso, o ambientalista (título que ele recusa) instalou placas para orientar as pessoas que por lá passam. "A gente não vai estar aqui para ver, mas, dentro de mais algum tempo, essas árvores estarão formadas, dando sombra, melhorando a qualidade do ar. Por isso, eu zelo e peço para que todos colaborem e pensem no futuro", explicou.

O aposentado lembra que, por várias ocasiões, foi abordado por curiosos que o chamaram de "louco". "O povo passa aqui e pensa que sou maluco. Perguntam por que eu fico aqui no meio do mato, ou perto da água. Já me pediram para ter cuidado para não cair no rio, falaram dos bichos. Eu, até hoje, nunca sofri nada. Outro dia mostraram um preá, que logo foi solto. Aqui não tem nada de perigoso. Acho que perigo maior é o homem que destrói a natureza".

Benedito relutou em aceitar o convite para acompanhar a reportagem até o rio e se deixar fotografar. Pediu o tempo todo para que não fossem captadas imagens, mas acabou se conformando. Pediu, no entanto, que o jornal não deixasse de mencionar a importância do trabalho dos cortadores de grama. "Eles, sim, merecem, porque conservam a grama aparada e limpam a margem. Esse povo trabalha demais. Eu só venho aqui por gostar".

Com um entusiasmo contagiante, o aposentado conduz os interessados em conhecer mais sobre as árvores que plantou numa espécie de tour. Conta em detalhes sobre as damas-da-noite, flor que libera um aroma e deixa o ar perfumado, fala da palmeira imperial. "Essa vai alcançar uns 20 metros de altura", revela. Até o alinhamento entre as mudas ele observou. "Eu tenho algum conhecimento, sempre mexi com planta, por isso o serviço ficou assim."

Meticuloso, Benedito já visualiza a situação futura do local. Recentemente, a CPFL instalou postes de iluminação ao longo da ciclovia existente naquele trecho. Uma das árvores está perto de alcançar a fiação. "A espécie não deve passar dessa altura. Pode ser que os galhos cresçam, mas eu vou podar para não ter problema. É sempre bom deixar tudo acertado". O desprendimento e dedicação do aposentado já foram elogiados pela secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. Ele também mantém um bom convívio com a direção da fábrica Gerdau, que o ajuda na colocação das placas.

Benedito tem outros projetos para o local. Na campanha eleitoral, conversou com assessores do então candidato Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e pediu que o governo desse atenção para o rio Sorocaba. Reivindicou, ainda, a construção de uma passarela sob o pontilhão da Fepasa, antes da praça Lions e a abertura de um acesso entre o prédio da Usina Cultural e algumas ruas próximas. "Bom que ele (Pannunzio) tenha vencido. Agora, é esperar para ver a obra realizada", diz o aposentado.
Todas as informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário