segunda-feira, 18 de março de 2013

Falta de manutenção em ruas de Araçoiaba da Serra, sacrifica população


Prefeita diz que tem visitado os bairros em situações mais críticas


Parte dos moradores de Araçoiaba da Serra está sofrendo com a falta de manutenção em suas vias de terra, que correspondem a 92% de todas as ruas da cidade. A perda de tempo e recursos financeiros com a contratação de tratores para retirar os veículos de atoleiros e buracos é frequente no bairro São Conrado, segundo declaram alguns moradores. Na mesma região, na rua Benedito Antunes Gomes, os moradores reclamam que tem encanamento aparecendo e buraco em que cabe uma pessoa. A reportagem percorreu alguns trechos na tarde de ontem, dia de chuva, mas a grande quantidade de lama e os buracos não deram oportunidade para que chegasse ao buraco que, segundo a leitora Geici Gomes, possui 2,3 metros de largura e um de profundidade. 

A prefeitura de Araçoiaba da Serra, Mara Melo (PT), disse ontem que a situação ocorre porque antes que ela assumisse foram aprovados loteamentos sem galerias de água e agora há apenas uma máquina da Prefeitura para fazer a manutenção em 1,3 mil quilômetros de ruas de terra na cidade. Ela prevê que consiga fazer a manutenção de toda essa extensão até o próximo mês de outubro. Para isso lançou uma licitação para contratar empresa que fornecerá três máquinas retroescavadeiras com maquinista, está reformando a segunda máquina da Prefeitura que está com o motor fundido e está contando com outras duas que deverão ser enviadas pelo Governo Federal ao Município até o mês de junho. 

Mara Melo reconheceu que a situação está ruim no bairro São Conrado e revelou que é pior ainda no Jardim São Roque, onde a água da chuva chega a invadir as residências por falta de drenagem. Situação semelhante ao São Conrado, onde também falta drenagem e rede de esgoto. Declara que há lugares onde foi preciso despejar terra o equivalente ao que cabe em 12 caçambas de caminhões basculantes. 

A Prefeita reclamou também que sequer local para a retirada de cascalho (raspas de rocha) há licenciado no município e no momento, enquanto tenta obter licenciamento ambiental para isso, e por ora está utilizando o material de um proprietário de área com cascalho que está fazendo a terraplanagem em seu terreno na região de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. Para conseguir melhorar a situação das ruas de terra em Araçoiaba da Serra até o final do ano, a prefeita Mara Melo explicou que dividiu toda a cidade em todos os setores. Afirmou também que está visitando os locais mais prejudicados, como disse que fazia na tarde de ontem, ao visitar famílias no bairro bairro São Conrado.

As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário