quinta-feira, 21 de março de 2013

Justiça brasileira aperta McDonald’s para que a rede melhore as condições de trabalho de seus funcionários


Entre os motivos está a jornada de empregados que ainda não é regularizada e de os funcionários só poderem consumir no refeitório sanduíches da rede. Indenização pode chegar a 50 milhões


Por trás das propagandas felizes e dos atendentes geralmente simpáticos no MCDonald’s, a companhia vem sofrendo duras marcações da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho MPT) pelas condições oferecidas pela rede aos seus empregados.
Nesta última terça-feira, a Justiça do Trabalho determinou que a Arcos Dourados, empresa que detém 600 franquias do McDonald´s no Brasil, regularize a jornada de trabalho de cerca de 42 mil funcionários em todo o país. De acordo com o Ministério Público, o fato de a empresa não delimitar a jornada de trabalho dos funcionários não permite que o trabalhador tenha qualquer outra atividade, fazendo com que com o empregado esteja, efetivamente, muito mais tempo à disposição da empresa do que as oito horas de trabalho diárias previstas nos contratos de trabalho.
A decisão da juíza também obriga que os funcionários tenham liberdade para levar a própria alimentação para consumir no refeitório. Hoje, os funcionários só podem optar pela opção do lanche oferecido pelo próprio McDonald's. A desobediência da determinação da Justiça pela rede fast food pode ser punida com multa mensal de três mil reais por trabalhador prejudicado.
Além dessa medida, ainda existe um pedido de indenização de 50 milhões de reais por dano moral coletivo, que aguarda julgamento. Nos últimos meses, o MPT e representantes da Arcos Dourados tiveram reuniões sobre as condições de trabalho, mas não chegaram a um acordo. "A empresa tem relutado em pagar a indenização por dano moral coletivo e tem discordado do valor das multas individuais por descumprimento futuro", diz o Ministério Público, em comunicado. Na próxima quinta-feira, o MPT e representantes do McDonald´s se reunirão em Recife para discutir um novo acordo.
Em nota, a Arcos Dourados afirma que "tem plena convicção da legalidade das práticas laborais adotadas" e colabora com o MPT. A Arcos Dourados também acrescentou que oferece "refeições de qualidade e equilibradas, conforme as condições especificadas". A empresa é a maior franquia da marca McDonald´s em todo o mundo. Têm 90 mil funcionários nas 1.840 lojas em 20 países.

As informações são do site administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário