domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como declarar a compra e a venda de imóveis


IR 2013

A partir de 1º de março já será possível entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Compra e venda de imóveis
Saiba como declarar a compra e venda de imóveis (Thinkstock)
A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.
Vendi o meu apartamento no ano passado, mas não tive lucro com o negócio. Utilizei o dinheiro para pagar parte de um outro imóvel que está, em parte, financiado. Como devo proceder para declarar a operação?
É preciso preencher a declaração em duas partes. Na primeira, o contribuinte deverá clicar no campo de discriminação da ficha de bens e direito e informar sobre a venda do imóvel. É preciso detalhar o valor e os dados do comprador. Lembrando que o campo "situação do bem em 31/12/2012" deverá continuar zerado. 

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013
O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especilalistas. Escreva para ir2013veja@gmail.com
Na segunda parte, uma nova ficha de bens e direito vai constar a compra do novo imóvel. O preenchimento será a soma do valor recebido na venda mais as prestações que foram pagas até 31 de dezembro.
Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.





Fonte: VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário