terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nova estatística do crime em Sorocaba


ESTATÍSTICA DO CRIME

Casos de tráfico dobram de dezembro para janeiro

Foram 64 no último mês de 2012 e 122 no mês passado, de acordo com a SSP

Os flagrantes de tráfico de droga em Sorocaba praticamente dobraram de dezembro para janeiro. Foram 64 no último mês de 2012 e 122 no mês passado. O crime de tráfico lidera as queixas ao Disque Denúncia (181), como publicado em reportagem do dia 14 de fevereiro. As denúncias em geral cresceram 29% na cidade entre 2011 e 2012, de 5.553 para 7.178. Entre todos os crimes, o tráfico é o que leva mais gente para a prisão em Sorocaba.

Em janeiro aumentaram as apreensões de droga com os chamados microtraficantes, que inclui adolescentes, principalmente pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Os guardas municipais flagram o tráfico perto de escolas, em parques, ciclovias e pistas de caminhada. Na maior parte dos flagrantes são pequenas quantidades de crack, cocaína ou maconha, no chamado "varejo". Os pequenos traficantes têm estratégias conhecidas dos policiais. A droga normalmente é deixada num ponto qualquer e conforme os compradores vão chegando o traficante pega algumas porções. Dessa maneira, evitam ter em posse grandes quantidades se forem pegos pela polícia. As histórias que contam ao serem presos são parecidas: estão desempregados, precisam de dinheiro para cuidar da família e vendem droga há pouco tempo.

Os 122 casos de tráfico na cidade, em janeiro, é o maior número mensal disponível na estatística da Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgada no site www.ssp.sp.gov.br . Os números de crimes por município, de janeiro, foram divulgados ontem. Apenas em maio do ano passado os flagrantes de tráfico em Sorocaba ultrapassaram os cem por mês. Em maio foram 117 e nos meses seguintes variou entre 64 e 85.


Furtos e roubos


O furto de veículo também aumentou em Sorocaba entre dezembro e janeiro, de 183 para 214. O recorde no ano passado tinha sido em novembro, com 271. O roubo de veículo também teve aumento, mas em menor proporção. Foram 49 em dezembro e 56 em janeiro.

Do mesmo modo, o furto em geral (exceto de veículo) cresceu de um mês para outro, de 746 para 761. O roubo em geral (também exclui veículo) ficou no mesmo patamar: 168 em dezembro para 166 em janeiro.


Homicídios


Sorocaba manteve o nível de homicídios dolosos (com intenção) mensais do ano passado em janeiro. Foram seis, mesma quantidade de dezembro. Houve um total de 65 em 2012, o que deu uma média mensal de 5,4. As tentativas de homicídio somaram cinco em janeiro, bem menos que as 19 de dezembro. O número maior no último mês do ano pode ser explicado pelas festas de fim de ano, quando geralmente há maior consumo de bebida alcoólica e brigas.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário