sexta-feira, 1 de março de 2013

Piratas voltam a atacar trens de carga em Sorocaba. Violência com participação de pelo menos 400 pessoas


Trens da ALL voltam a ser saqueados

Trens da empresa América Latina Logística (ALL) voltaram a ser saqueados na madrugada de ontem (28) na região no Jardim Nova Esperança. A ação tem sido constante nos últimos meses e desde o início de 2013 até agora, foram 11 vagões saqueados, cada um deles com capacidade para 50 toneladas, o que resulta em um total de cerca de 550 toneladas de prejuízos.

Ontem, cerca de 400 pessoas, entre elas, mulheres e crianças, participaram do crime, que se repete pela segunda vez na mesma semana. Foram subtraídas 50 toneladas de açúcar de diversas marcas. A ação ocorreu na altura do quilômetro 108 da malha ferroviária. Os assaltantes desengataram um dos vagões do trem a pauladas, o que fez com que o veículo parasse. Logo após, centenas de pessoas iniciaram os saques. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no plantão norte, o crime aconteceu por volta de 0h10.

Ontem mesmo a ALL realizou uma reunião onde decidiu reforçar a escolta dos trens que passam pelo local. A empresa mencionou, através de nota enviada à imprensa, que para isso, conta ainda com o apoio tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Civil Municipal para coibir a ação de marginais. Entretanto, tanto a PM quanto a GCM informaram ao Cruzeiro do Sul que não participaram de nenhuma reunião com representantes da empresa, como fora divulgado anteriormente.

Segundo o comandante da GCM de Sorocaba, Benedito Zanin, essa é uma questão que não compete a corporação, que atua somente nos limites do município. Como a malha ferroviária é de competência estadual, a Guarda Municipal não promove ações preventivas no local. "Entretanto, em casos de flagrantes ou em uma operação conjunta com a PM, poderemos até atuar no caso", afirma Zanin. Já a Polícia Militar informou que reforçou o policiamento na região, mas quanto a uma convocação da ALL para uma discussão sobre o assunto, nada foi feito ainda. 

Hostilidade à imprensa

Duas equipes de reportagem da imprensa de Sorocaba foram hostilizadas por vândalos que saqueavam trens no Jardim Nova Esperança somente no mês de fevereiro. No último dia 7, um repórter e um fotógrafo do Cruzeiro do Sulforam agredidos com empurrões e pontapés e chegaram a receber inclusive ameaças de morte enquanto registravam um furto de uma carga de cimento praticado por cerca de 200 pessoas. Na ocasião, um funcionário da ALL também recebeu ameaças e acabou deixando o local enquanto o carregamento era transportado por moradores por meio de seus veículos. A reportagem permaneceu no local por mais de uma hora, tempo esse em que nenhuma viatura da Polícia Militar compareceu ao local.

Já na última quarta-feira, o fotógrafo Assis Cavalcante, do jornal Bom Dia, foi recebido no local a pedradas por volta das 15h enquanto registrava uma nova atitude de vandalismo. Cavalcante chegou a machucar o braço ao ser atingido por uma pedra, mas conseguiu fotografar pessoas em cima de vagões do trem com o rosto coberto por camisetas. Na oportunidade, não houve nenhum furto pois o trem estava vazio.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário