sábado, 9 de março de 2013

Consumo de carnes 'embutidas' aumenta risco de morte precoce, mostra estudo


Para cientistas, consumo máximo desse tipo de alimento deve ser de 20 gramas por dia


Bacon, presunto, salsicha, linguiça e hambúrguer. Podem parecer apetitosos quando saem crepitando da grelha, ou entre duas fatias de pão com saladas e molhos… mas eles podem realmente acelerar a sua morte.
Um estudo realizado durante 13 anos junto a uma amostragem de 500 mil europeus revelou que uma pessoa a cada 17 morreu antes da conclusão. Os autores atribuíram o índice - entre outros fatores de risco - ao consumo de carnes processadas.
O alto consumo de 'embutidos' está diretamente ligado à incidência de doenças cardiovasculares, câncer e mortes. De acordo com o estudo, o mesmo perfil de pessoas que consomem muita carne processada é o mesmo que apresenta outros fatores de risco, como obesidade e fumo - o que não diminui o perigo representado pelos alimentos processados.
As pessoas que comiam 160 gramas de carnes embutidas por dia, o que equivale aproximadamente a duas salsichas e uma fatia de bacon, apresentaram 44% mais chances de vir a óbito do que aquelas que consumiam apenas 20 gramas.
Segundo o estudo, do total das pessoas que faleceram durante a pesquisa, 10 mil morreram de câncer, e outros 5,5 mil de ataque cardíaco.
Para os pesquisadores, mesmo que outros hábitos nada saudáveis - como bebida, fumo e obesidade - sejam reduzidos, o consumo de carnes processadas ainda representaria um alto risco para a saúde. Para eles, o limite máximo para o consumo desse tipo de alimento deve ser de 20 gramas por dia.
Com informações da BBC

Fonte: site administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário