sexta-feira, 8 de março de 2013

São Paulo está em estado de atenção por causa da chuva


Juliana Deodoro, Breno Pires e Luciano Bottini Filho e Danielle Lima 
17h23 - A forte chuva que atingiu a capital paulista na tarde desta sexta-feira, 8, também causou transtornos nos sistemas do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Um raio atingiu a rede de alimentação elétrica dos trens da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. Em nota, a CPTM informou que na Linha 12-Safira, os trens circulam por uma via no trecho afetado. O PAESE foi acionado para atender os usuários, com ônibus gratuitos entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista, sem paradas intermediárias.
Outra descarga elétrica atmosférica também provocou danos no sistema de sinalização dos trens da Linha 9-Esmeralda, na região do Grajaú, com trens circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações.
A circulação do metrô também chegou a ser afetada na Linha 2-Verde e na Linha 3-Vermelha, mas voltou à normalidade antes das 18h, segundo a assessoria de imprensa do Metrô de São Paulo.
17h21 - O trânsito na cidade de São Paulo está com o tráfego congestionado acima da média do horário na tarde desta sexta-feira, 8, após fortes chuvas com granizo. Às 17h, a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) registrou 130 km de lentidão – a média nesse horário fica entre 67 km e 101 km. O recorde neste ano foi em 1º de fevereiro, às 19h, com 187 km de engarrafamento.
A Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, na pista expressa, entre as Pontes Attílio Fontana e Jânio Quadros, está com 14 km de lentidão. Na pista local, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho até a Ponte dos Remédios, são 10 km de engarrafamento. No sentido Interlagos, entre a Rodovia Castello Branco e a Ponte Cidades Jardins, a CET indica 9,3 km de lentidão.
17h18 - Internauta Daniella De Almeida Pascarelli relata do Facebook do Estadão que os semáforos da Faria Lima estão desligados
17h17 - Moradores de diversos pontos da cidade relataram falta de energia no fim da tarde, por meio de redes sociais. Entre os bairros atingidos, Perdizes, Pinheiros, Jardim Leonor e Morumbi, na zona oeste, Paraíso e Vila Olímpia, na zona sul, e Tatuapé, na zona leste.
A Eletropaulo ainda não informou à imprensa o prazo para o restabelecimento de energia, que pode ser mais lento devido ao tráfego gerado pelo alagamento de diversos pontos da cidade.
17h10 - O trânsito da capital está bem acima da média na tarde dessa sexta-feira, 8, com engarrafamentos em 19,8% das vias. Para este horário, a média superior é de 14,4%.
Em Congonhas, 11 voos foram cancelados e 20 atrasaram até às 17h.
Às 17h10, havia 21 pontos de alagamento ativos na cidade, 10 intransitáveis. A maioria deles se concentrava nos bairros de Pinheiros e Vila Mariana.
16h44 – O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo ficou fechado por quase 1h30 na tarde dessa sexta-feira, 8. De acordo com a Infraero, a pista foi fechada para pousos e decolagens às 15h08. Às 16h, o aeroporto foi aberto para decolagens e às 16h27 para pousos. No momento, ele funciona com a ajuda de  instrumentos.  Por causa da chuva, até às 16h, oito vôos foram cancelados e três atrasados.
16h35 - O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção em todas as regiões da capital por causa da forte chuva que começou no início da tarde dessa sexta-feira, 8. Já a região do Ipiranga, na zona sul da capital, entrou em estado de alerta.
Até às 16h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrava 28 pontos de alagamento na capital, todos ativos e 16 deles intransitáveis. Grande parte dos alagamentos se concentra especialmente na Vila Mariana, na zona sul, com acúmulo da água da chuva na Avenida 23 de Maio, na Alameda Macaratins e na Avenida Professor Abraão de Morais. Mais cedo, a chuva se concentrava especialmente nos bairros Campo Limpo, Butantã, Pinheiros e Lapa.
As informações são do Jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário